Academia de Música Fernandes Fão no Alto Minho

Academia de Musica Fernandes FaoA Academia de Música Fernandes Fão – AMFF, nascida em 1989, com sede em Vila Praia de Âncora (ver historial), assumiu, desde logo, a sua vocação para o ensino artístico especializado, reconhecida pelo Ministério da Educação e com paralelismo pedagógico, sendo um motor de dinamização cultural da região onde se insere, onde tem vindo a corresponder aos objectivos que estiveram subjacentes à sua constituição. Em 2007, a Instituição alargou o seu âmbito de actuação, com a criação do Pólo de Ponte de Lima.
Actualmente, implicada em diferentes projectos, a AMFF abrange cerca de 1.200 alunos de Jardins-de-Infância, 2.600 alunos em ‘Actividades de Enriquecimento Curricular’ e 600 alunos em ‘Ensino Especializado de Música’, vulgo Conservatório.
Sob a liderança de Eugénia Moura, a AMFF conta hoje com uma Direcção e um Corpo Docente coesos, permitindo promover, de forma sustentada, a sua pretensão de levar por diante o seu principal desígnio – o desenvolvimento de relações interinstitucionais, nacionais e estrangeiras, no sentido de optimizar os recursos, promovendo a música e fazendo-a chegar ao maior número possível de pessoas – seja através de actividades pedagógicas, seja através de programações culturais, já hoje de referência em toda a Região do Alto Minho.

Iniciativas abrangentes e multidisciplinares envolventes de toda a região salientamos o Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho – CIPAM, que cumprirá esta ano a sua 8ª edição, o Festival da Primavera, a 7ª edição e o Festival Percursos da Música que decorre durante quase todo o mês de Julho, com diversas e variadas intervenções culturais, dos quais, em breve, daremos nota detalhada.

No âmbito das actividades pedagógicas relevamos duas iniciativas da AMFF em particular, produções que envolveram alunos e professores de Vila Praia de Âncora e Ponte de Lima, os Saltimbancos e Música no Coração, ambas apresentadas no ‘Teatro Diogo Bernardes’ em Ponte de Lima, com lotações esgotadas durante mais de uma semana em cena.

A relevância da Academia de Música Fernandes Fão para o ensino da música e para a dinamização cultural da Região do Alto Minho impõe que, muito em breve, nos detenhamos com minúcia em cada um dos seus projectos.

ps: Academia de Música Fernandes Fão no ciberespaço: Sítio; Blogue; Facebook.

Esta entrada foi publicada em Academia de Música Fernandes Fão, DiFundART, Educação, Educação Artística, Ensino Artístico Especializado, Música com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário