Orquestra Metropolitana de Inclusão – Concerto Inaugural

Orquestra Metropolitana de InclusaoA Orquestra Metropolitana de Inclusão apresenta-se em concerto pela primeira vez no próximo Sábado, dia 30 de Abril às 17:00 horas, no auditório da Fundação Eng. António de Almeida, no Porto.
Este concerto inaugural é a concretização visível e pública de um longo e amplo trabalho no âmbito da Educação Artística e do Ensino Artístico Especializado de Música por parte da Orquestra Juvenil de Gaia e do Curso de Música Silva Monteiro, que envolve 150 crianças e jovens oriundos de ‘escolas TEIP’ inseridas em contextos desfavorecidos e complicados como os bairros do Cerco, Viso, Aleixo, Santa Marinha, Canidelo, Soares dos Reis, Candal e Vila d’Este e cerca de 20 professores.
Trata-se de um momento ímpar na história do Ensino Artístico Especializado de Música no Porto, onde se tenta levar a cabo as lições que Jose Antonio Abreu nos legou através do seu pioneiro projecto, El Sistema, iniciado em 1975 na Venezuela.

Deixo o texto de apresentação da Orquestra Metropolitana de Inclusão da autoria conjunta da ‘Orquestra Juvenil de Gaia’ e do ‘Curso de Música Silva Monteiro’:

ORQUESTRA METROPOLITANA DE INCLUSÃO
OMI
2011

A Orquestra constitui-se num privilegiado espaço de aprendizagem e de convívio, numa partilha de música, de estantes, de partituras, de afectos e de sensibilidades. As crianças e os jovens, principalmente, aqueles sem grandes possibilidades de acesso à prática colectiva de música, encontram na Orquestra um modo de transformação das suas vidas, em que os sonhos passam a ser resgate social e cultural e o seu futuro a oportunidade de participação pela multiplicação transformadora de saberes e experiências.

Por tal, a Orquestra Juvenil de Gaia e o Curso de Música Silva Monteiro, porque alicerçados em experiências de inclusão musical, entenderam que valia a pena traçar linhas de formação do cidadão mais pequeno, a partir da prática orquestral, potenciando a redução de riscos sociais e a evasão escolar e promovendo a valorização de habilidades e de talentos. A Orquestra Metropolitana de Inclusão do Porto, porque alarga o espectro de participação a dois municípios que o rio une, deseja construir uma trilha em direcção ao mundo mágico da música, em que o guião é preenchido por estórias de vidas impactantes e impressionantes dos seus pequenos participantes e a banda sonora pelo ecoar de sons e imagens.

A reunião de várias práticas desenvolvidas em Vila Nova de Gaia e no Porto, através do Curso de Música Silva Monteiro em colaboração com a Fundação Porto Social, possibilitou que cerca de 150 crianças e jovens, muitas das quais oriundas de agrupamentos TEIP inseridos em contextos desfavorecidos e complicados, dos bairros e escolas do Cerco, Viso, Aleixo, Santa Marinha, Canidelo, Soares dos Reis, Candal, Vila d’Este, pudessem participar numa iniciativa musical alargada, juntando um mar sinfónico de instrumentos, ao se prepararem para um concerto conjunto a ter lugar nas instalações da Fundação Eng. António de Almeida. Uma equipa de cerca de duas dezenas de professores, o talento dos participantes e o apoio de parceiros como a Fundação Porto Social e a Fundação Eng. António de Almeida formam o tríptico essencial ao desenvolvimento do projecto, que o futuro saberá, certamente, cuidar e ampliar.

OJGaia
CMSM
2011

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Curso de Música Silva Moteiro, DiFundART, Educação, Educação Artística, El Sistema, Ensino Artístico Especializado, Jose Antonio Abreu, Música, Orquestra Juvenil de Gaia, Orquestra Metropolitana de Inclusão com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s